Notícias.MS | 4 de novembro de 2009 - 17:19

Glória de Dourados recebe o espetáculo "Coreogeografia MS"

Com recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), neste sábado (7), o governo do Estado, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS) leva o projeto Dança MS com o espetáculo "Coreogeografia MS" a Glória de Dourados. A apresentação terá início às 20h, no auditório do DEFAP. A iniciativa cultural é do Grupo Dome de Dourados.

Segundo a coreógrafa e diretora do Grupo Dome, Blanche Torres, o "Coreogeografia MS" apresenta o folclore de Mato Grosso do Sul de forma contemporânea e bem humorada além de ser uma homenagem à dança-teatro da coreógrafa alemã Pina Bausch, que morreu recentemente.

A proposta de criação coreográfica do espetáculo se apropriou dos verbos dos poemas de Manoel de Barros para criar movimentos embalados por músicas de Helena Meirelles, Dino Rocha, Tetê Espíndola, Almir Sater, Biko do Trombone e Rozemberg, Caetano Veloso, Uakti, Canto Kaiowá e Ney Matogrosso. O elenco é formado por Andiara Pacco, Bruno Silva, Flávio Calixto, Luan Dalmaso, Liziane Zarpellon, Moisés Augusto, Rosana Segatto, Savana Rossato, Társila Bonelli e Blanche Torres.

A especialista em dança, Lenira Rengel, professora doutora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), afirma que o FIC acerta ao promover o Grupo Dome de Dourados. "Blanche e o grupo transitam por vários códigos de dança para tratar de questões regionais que se expandem à aldeia global, como já bem disse MacLuhan.