Globo Rural | 4 de novembro de 2009 - 13:40

Índios e trabalhadores rurais protegem o meio ambiente no MS

Índios e trabalhadores rurais de assentamentos de Mato Grosso do Sul estão recebendo orientação do Ibama para ajudar na proteção do meio ambiente. As aulas começaram numa aldeia Terena, no município de Aquidauana.

A dança que simbolizava a preparação dos índios para a guerra hoje faz parte do ritual de boas vindas às pessoas que entram na aldeia. Os visitantes são analistas e fiscais ambientais que estão na aldeia Água Branca para treinar os índios. A proposta é transformá-los em multiplicadores de informação e fazer com que a comunidade Terena desenvolva ações educativas de prevenção, proteção e vigilância aos possíveis crimes ambientais.

O treinamento vai durar três meses. Neste período, os candidatos a agentes ambientais voluntários vão participar de aulas teóricas e práticas. Os alunos representam sete aldeias, onde vivem cerca de seis mil índios. Eles vão ser os olhos das autoridades ambientais na região.

O curso mobilizou a comunidade inteira e uma das aulas práticas ensina como combater incêndios florestais usando técnicas simples, como usando abafadores e fazendo aceiros.

Os mais idosos aceitaram prontamente a ideia de formar um grupo dentro da comunidade para ajudar nas ações de conservação ambiental. Seu Silvério, de 93 anos, e dona Georgina, 98 anos, testemunharam os impactos ambientais provocados pelo homem.

Desde a juventude seu Silvério faz o caminho para a roça e diz que tem saudade da fartura de alimentos e dos animais que desapareceram. “Tinha muito peixe. Peixe, tatu, onça, veado, ema. Depois de desmatado, foi embora tudo”, conta Silvério Francisco, índio Terena.

O curso tem duração de três meses.