Diário MS | 4 de novembro de 2009 - 08:28 DOURADOS

MPE inaugura unidade do Gaeco 6ª feira em Dourados

O MPE (Ministério Público Estadual) inaugura na sexta-feira uma unidade do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) em Dourados, a primeira a ser instalada no interior de Mato Grosso do Sul. A inauguração acontece por volta das 17h no prédio do MPE. O Gaeco é o grupo de inteligência da promotoria, voltado ao combate ao narcotráfico e ao crime organizado.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Procuradoria-Geral de Justiça de MS, o Gaeco é composto pelos próprios promotores de Justiça. Em Dourados, dos 14 promotores que integram o MPE, um ou dois devem ser designados a integrar o grupo – que responsável por abranger uma região de 19 municípios.

Segundo Jorge Góes, assessor de comunicação da Procuradoria, o Gaeco é um serviço de inteligência, responsável pelo combate a organizações criminosas e narcotráfico. Segundo ele, o município de Dourados é propício para a implantação de uma unidade – seja por ser a segunda maior cidade do Estado como também por estar localizada em uma região de fronteira. “As equipes precisavam se deslocar com freqüência para cidades como Ponta Porã, Corumbá e Coronel Sapucaia. Por isto, a unidade de Dourados será fundamental para distribuir os trabalhos”, explicou.

A unidade de Dourados, segundo ele, irá integrar 19 municípios da região – entre eles, Amambai, Bela Vista, Caarapó, Deodápolis, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados e Maracaju. O assessor explica que o trabalho do Gaeco é sempre feito de forma integrada com as polícias Militar e Civil. O trabalho de inteligência inclui métodos como escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, geralmente quando já existe pedidos de prisão preventiva e mandados de busca e apreensão. “Quando o Gaeco entra em ação, é porque o crime está bastante consistente e já existe a formação de quadrilha. Na maior parte dos casos não há flagrante sem comprovação”, explica o assessor.