Fátima News com informações do Agora Glória | 31 de outubro de 2009 - 10:40

Arceno promete aterro sanitário para 2010 em Glória de Dourados

Rogério Sanches / Fátima News

Até meados de agosto do ano que vem Glória de Dourados terá seu aterro sanitário em nova área, prometeu ontem à tarde o prefeito Arceno Athas Júnior (PSB) (foto), que havia regressado de manhã da viagem a Brasília.

Acrescentou que ele está cumprindo ao pé da letra tudo o que o promotor e o juiz determinaram na ação civil pública de 2003 na questão do lixão, a herança nefanda que ele teve de administrações anteriores.

Isso se refere à recuperação da área degradada e execução do centro de reciclagem.

Esgoto

O prefeito explicou que o problema do tratamento do esgoto da cidade é técnico. “Nós pegamos crua a Estação de Tratamento de Esgoto. Este ano conseguimos a licença prévia e pedimos a de instalação. Agora, estamos realizando uma série de adequações e de modalidades técnicas para obter a Licença de Operação do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Imasul”, contou Arceno.

Explicou que o sistema adotado para a ETE de Glória é o de fermentação anaeróbica, ou seja, em caixa fechada sem exposição ao ar, e para ele funcionar é preciso um volume significativo de dejetos.

É nisso que o prefeito vai trabalhar, agora. A ligação de esgoto feita há uns meses na Av. Presidente Vargas somada aos dejetos da limpeza de fossas não é suficiente. Então, é preciso realizar a captação do esgoto de toda a área central e, quando estiver pronta, se obtém a licença prévia do Imasul.

“Para a rede de esgoto já temos 1 milhão e 300 mil reais advindos de emenda parlamentar do senador Valter Pereira, verba que já está liberada, o convênio já está assinado e só falta a liberação técnica do processo”, disse Arceno.

Segundo o prefeito, até o final do ano que vem 40% da rede de esgoto vai estar pronta.

Informou ainda que obteve 700 mil reais da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para melhorar a infraestrutura e o atendimento de Saúde no município.

Disse que, na Capital Federal, esteve com todos os três senadores de MS – Delcídio do Amaral (PT), Marisa Serrano (PSDB) e Valter Pereira (PMDB) - e com quatro deputados federais junto aos quais angariou recursos para colocar em prática a Cidade Digital, reformar praças e fazer mais asfaltamento na cidade.

Informou, ainda, que manteve conversações no Sistema Único de Convênio, um órgão interministerial, sobre projetos já lançados.

Tapa-buracos

Arceno disse que hoje começaram os trabalhos da operação tapa-buracos do asfalto na Av. Presidente Vargas que abrangerão todas as ruas pavimentadas da cidade.

“Até sábado, antes de finados, vamos ter tampados todos os buracos”, prometeu o prefeito.