10 de novembro de 2004 - 17:35

Caminhoneiros são alertados sobre DST/AIDS através do teatro

 

O trabalho de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis acontece até mesmo em postos de combustíveis. Em Mato Grosso do Sul, caminhoneiros são alertados sobre os riscos das DST, AIDS e hepatite, durante as viagens.

O projeto “Caminhoneiro vivo viaja Prevenido” é pioneiro no país. No último dia 3, na estréia da peça “E agora HIV?”, mais de 250 caminhoneiros assistiram a apresentação dos atores do grupo Curumins Cia Teatral. A partir de hoje, às 20h, acontece mais uma apresentação, no Anel Rodoviário, Km 11,5, na saída par São Paulo, até o próximo sábado, dia 13.

O diretor artístico do projeto, Everaldo Jota, informou que a peça tem sido bem aceita pelos caminhoneiros. “A receptividade é excelente. O problema é mostrado de forma lúdica e divertida, e o nosso público alvo entende a mensagem”. Depois de cada apresentação o público recebe materiais educativos sobre as doenças. No próximo dia 1º, quando é comemorado o dia mundial de combate a AIDS, o grupo se apresenta novamente no Anel Rodoviário, Km 11,5 às 20h.

De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes, no Brasil são mais de 700 mil caminhoneiros de cargas intermunicipais, composta por homens que viajam em média 122.011 quilômetros por ano, trabalhando aproximadamente 76 horas semanais.

 

 

 

RMT Online