Globo Esporte | 31 de outubro de 2009 - 08:45

Brasil já soma 24 casos de doping esportivo somente este ano

O ano de 2009 promete ficar marcado na história olímpica brasileira não só pela conquista dos Jogos de 2016 como pelo número elevado de casos de doping. Com a divulgação do resultado positivo de Daiane dos Santos para a substância proibida furosemida, nesta sexta-feira, o país soma 24 casos somente neste ano.

O atletismo é o esporte com maior número de casos de doping: 15 registrados. Além desses, outros dois atletas (Evelyn dos Santos e Rodrigo Bargas) foram afastados preventivamente pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A quantidade de doping em um curto período de tempo acabou gerando uma crise na modalidade, já que o Brasil teve de embarcar para o Mundial de Berlim desfalcado e não voltou com bons resultados.

O segundo esporte com mais resultados positivos para substâncias proibidas é o ciclismo. Seis atletas foram pegos no exame antidoping, embora a confederação só tenha divulgado o nome de quatro deles. Com um caso em cada modalidade, a natação, o triatlo e a ginástica completam a extensa lista de atletas brasileiros flagrados neste ano.

Confira a lista dos atletas flagrados até agora:

Atletismo
Bruno Lins
Evelyn Santos
Fernanda Gonçalves
Jenifer do Nascimento Silva
João Gabriel Santos Souza
Jorge Célio
Josiane Tito
Leonardo Elisário dos Santos
Luciana França
Lucimar Teodoro
Lucimara Silvestre
Marcelo Moreira
Rodrigo Bargas
Hamilton Castilho
William Gomes Amorim 

Ciclismo
Alex Diniz
Cleberson Weber
Alex Arsenio
Alcides Vilela

Ginástica artística
Daiane dos Santos

Natação
Lorena Rezena

Triatlo
Mariana Ohata