Folha de Dourados | 31 de outubro de 2009 - 06:38

ANTT vem a MS para fiscalizar ferrovias sucateadas

Representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vêm a Mato Grosso do Sul no próximo mês para ver de perto a situação da malha ferroviária do Estado. A visita está marcada para o dia 20 de novembro no município de Corumbá. Nesta quinta-feira (29/10) o senador Delcídio do Amaral, que marcou a agenda a pedido do deputado estadual Paulo Duarte (PT), confirmou a visita ao deputado.

No mês de agosto Paulo Duarte participou de uma reunião, juntamente com o senador Delcídio, com o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, em Brasília. O diretor se comprometeu a vir ao Estado para verificar de perto a situação das ferrovias. Na reunião, Paulo Duarte levou ao conhecimento da ANTT o estado de má conservação em que se encontra a malha ferroviária do Estado, que é administrada pela empresa América Latina Logística (ALL). O parlamentar entregou ao diretor a representação que ingressou contra a ALL, em agosto de 2008, questionando a concessão da ferrovia do Estado à empresa. Com a ação, o deputado espera que a justiça obrigue a empresa a cumprir com sua obrigação, de recuperar a malha ferroviária, ou que a concessão seja suspensa.

De acordo com Bernardo Figueiredo, no trabalho técnico a ser realizado pela ANTT serão levantados o potencial do transporte da região de Corumbá e definidas as ações necessárias para recuperar a ferrovia, visando a prestação de um serviço público de qualidade. O diretor falou também da possibilidade de parcerias público-privadas. “A região tem um volume de carga e uma necessidade de transporte que viabiliza a atração de investidores privados, fora da concessão, para ajudar nesse resgate”, disse o diretor aos parlamentares.