Mídia Max | 30 de outubro de 2009 - 09:49

Índios protestam contra a violência nas aldeias de Dourados

Estudantes e professores das escolas da Reserva Indígena de Dourados estão neste momento concentrados na Praça Antonio João para protestar contra a violência nas aldeias Bororo e Jaguapiru.

Os índios e a comunidade escolar seguirão em passeata pela Avenida Marcelino Pires ate a sede da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) num percurso de quatro quilômetros com faixas e cartazes pedindo mais segurança na reserva de Dourados.

O protesto vai terminar na sede da FUNAI onde os manifestantes farão discursos. Os índios protestam contra o que eles chamam de “bárbaros assassinatos de adolescentes nas estradas da aldeia, principalmente no período da noite quando vão para as escolas”.

Os organizadores do protesto estão solicitando a FUNAI e ao MPF (Ministério Publico Federal) que autorize a liberação da entrada das Policias Militar e Civil nas aldeias para garantir a segurança dos índios.

Estão participando do ato alunos e professores das Escolas Municipais Tengatui Marangatu, Agustinho, Ramão Martins, Francisco Meireles, Lacu’ i e Yvera.