AL / MS | 30 de outubro de 2009 - 09:38

Professor ressalta importância de acervo hidrográfico para MS

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, Hildebrando Campestrini salientou, nesta quarta-feira (28/10), a importância de catalogar os cursos dágua do Estado para garantir sua preservação. O professor palestrou durante o V Seminário Internacional de Direito, Águas, Energia e Aquecimento Global - seus impactos na agricultura e do VI Seminário de Águas de Mato Grosso do Sul, na Assembleia Legislativa.

Hildebrando explicou sobre a necessidade de realizar a identificação de todos cursos dágua para compor a Enciclopédia das águas de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o acervo hidrográfico do Estado já conta com 5.700 cursos dágua registrados, entre nascentes, rios e córregos. "Queremos esgotar o assunto, faltam poucos cursos para serem catalogados", ressalta.

De acordo com ele, não existe nenhum acervo de águas do Estado. "O mapa hidrográfico é fundamental para o embasamento de todo e qualquer projeto", afirmou. Segundo Campestrini, o acervo permite o diagnóstico das condições das águas e contribui para o meio ambiente.