Demerval Nogueira / Fátima News | 30 de outubro de 2009 - 08:45 GLÓRIA DE DOURADOS

Apesar da crise, Arceno antecipa salário e paga servidor em Glória

Demerval Nogueira / Fátima News

Apesar da ferrenha crise que assola frontalmente os municípios brasileiros, mesmo assim o prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas Júnior (PSB) encontrou uma saída estratégica e está antecipando o salário do funcionalismo público do município concernente ao mês de outubro de 2009. Os recursos destinados ao pagamento da folha foram depositados ontem (29) e estão sendo liberados hoje (30), a todos os servidores sendo que, geralmente a liberação acontece entre os dias 1º e 2 do mês subsequente.

A Prefeitura, com a liberação dos numerários que representam a folha de outubro se transforma na décima terceira folha de pagamento na atual administração, que efetuou o pagamento do mês de dezembro de 2008, que se encontrava em pendência, deixada de ser paga pela administração anterior e que foi liquidada através do governo atual. Alem do pagamento da folha de dezembro de 2008, o prefeito Arceno Athas também liquidou o pagamento das férias dos professores, também relativas ao exercício anterior.

O prefeito destaca, “apesar das dificuldades vivenciadas pela administração municipal, este não é somente um ‘privilégio’ do nosso município, pois, todos os municípios brasileiros estão sobrevivendo às duras penas, principalmente com a escassez de numerários para pagamentos das folhas, assim como, para tocar as obras emergenciais e prioritárias”, disse Athas reafirmando ainda, “nós temos um compromisso com os servidores e somente uma catástrofe deixaríamos de pagar aos servidores ou liquidar a folha em tempo hábil”.

Os cortes drásticos e constantes nos repasses constitucionais, principalmente no que se refere ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), restringiram generalizadamente todos os municípios brasileiros, exatamente no fechamento da curva da temporada, fatores que encolheram as “pernas” municipais e deixou os municípios em situações calamitosas devido ao pagamento do 13º salário, ou seja, duas folhas salariais praticamente simultâneas.

O prefeito recorda, “durante este primeiro ano de governo nós encontramos adversidades de todas as naturezas possíveis, porem, com trabalho árduo e incessante da nossa equipe estamos vencendo paulatinamente os percalços do cotidiano administrativo e temos absoluta certeza, que a partir de 2010 será um ano diferenciado, onde pretendemos colocar em operacionalidade uma gama de projetos de alto alcance e extrema relevância social. Com coragem, inteligência e dedicação nós vamos superar todas as barreiras, que parecem quase intransponíveis, porem, com fé em Deus e elevada força de vontade temos a convicta certeza, que romperemos esta longa etapa de desconforto administrativo”, finaliza o prefeito.