Fátima News, com Assessoria | 26 de outubro de 2009 - 17:28

Correios gera postos de trabalho em MS para entrega do livro didático

A operação de entrega no Mato Grosso do Sul abrange 78 municípios, onde 882 estabelecimentos de ensino receberão 1.198.651 objetos.

 

 A entrega dos livros didáticos às escolas públicas de todo país, pelos Correios, é considerada uma das maiores operações logísticas do mundo, abrangendo todos os municípios de um país com dimensões continentais. Para executar essa operação dentro dos prazos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) a ECT montou uma estrutura só para essa distribuição.

Para garantir o cumprimento dos prazos, o setor responsável pela distribuição em MS está recebendo o reforço de dez novos funcionários, contratados pela empresa através de concurso público. “São contratações efetivas, não temporárias, seguindo a ordem de chamada do último concurso e visam manter o padrão de entrega dos Correios, inclusive do livro didático que precisa chegar nas escolas antes do início do ano letivo”, afirma o diretor regional dos Correios João Rocha.

Segundo João Martins, gerente do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios em Campo Grande, a postagem dos livros vai até o mês de janeiro e as novas contratações vieram reforçar a equipe. “O prazo de entrega consta em contrato e objetivo dos Correios é que todos os livros estejam nas mãos dos alunos antes do início do ano letivo, esse é o compromisso da ECT e nossa estrutura logística está apta para tal".

Planejamento – Uma ação de grandes dimensões como a entrega dos livros requer planejamento. Durante cinco meses de cada ano - prazo estipulado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), dois mil profissionais, especialmente dedicados a essa operação, se organizam para a entrega. Desta vez serão 117,5 milhões de livros (58,6 mil toneladas) que serão distribuídos para 36,6 milhões de estudantes da rede pública, atendendo cerca de 140 mil escolas de 5.564 municípios.