Luiza Rodrigues / Fátima News | 26 de outubro de 2009 - 14:45

Fátima do Sul elege os delegados para Conferência Estadual da Cultura

Rogério Sanches / Fátima News

Com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações para serem desenvolvidas nos próximos anos no município de Fátima do Sul, a Prefeitura Municipal, através da Divisão de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo realizou no dia 23/10 (Sexta-Feira) no auditório da Escola Municipal Favo de Mel – CAIC, a II Conferência Municipal da Cultura cujo tema foi: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.

Compuseram a mesa para a abertura solene, a Profª. Maria Odete Amaral, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo; Vereadora Maria Jorge Leite da Silva, Presidente da Câmara de Vereadores de Fátima do Sul; Jornalista e Ator Eduardo Romero, Facilitador da II Conferência Municipal e Vinicius Oliveira, Diretor da Divisão de Cultura.

Marcaram presença na abertura, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Floraci Sales Basilio; Prof. Claudemir Ferreira da Silva, Diretor da Escola Vila Brasil; Profª Cleonice , Diretora da Escola O  Pioneiro de Culturama; Diretor da Divisão de Turismo, Camilo Simi e Diretor da Divisão de Esportes, Manoel José Araujo.

A Profª Maria Odete agradeceu a presença de todos, enfatizou o empenho da Prefeita Ilda, “uma entusiasta das questões culturais, pelo apoio sempre incondicional aos eventos promovidos pela Secretaria que represento” e conclamou aos presentes que participassem efetivamente dos debates e das atividades previstas.

A Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Maria Jorge sugeriu o envolvimento de todos nas discussões dada a importância da participação da sociedade civil na elaboração das políticas públicas para a cultura.

O facilitador Eduardo Romero, discorreu com muita propriedade sobre o tema da conferência e sobre a metodologia dos trabalhos que seriam desenvolvidos, enfatizando que o conceito de cultura ultrapassa os limites das manifestações artísticas para abranger também o modo de ver o mundo, os diferentes comportamentos sociais, que garantem a identificação de um povo, pelo seu modo peculiar de agir, vestir e comer e comportar-se em relação ao seu semelhante.

Participaram da II Conferência, artistas, escritores, grupos e entidades culturais, professores e estudantes; representantes do meio ambiente, turismo, esportes e desenvolvimento social, bem como todas as pessoas interessadas em contribuir com o processo de formulação e implementação de políticas culturais.

A mesma teve caráter mobilizador, propositivo e eletivo, sendo a sua realização, indispensável para a participação de delegados nas Conferências Estadual e Nacional. Delegados esses eleitos no decorrer da Conferência.
Entre os objetivos propostos pelos organizadores estiveram: discutir a cultura do município nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania. Além disso, teve como meta criar estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável.

Para o coordenador de cultura do município, Vinicius de Oliveira, “a conferência foi uma oportunidade para que artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos, pesquisadores, investidores e demais protagonistas da cultura pudessem debater e valorizar a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, propondo estratégias para universalizar o acesso dos Fatimassulenses à produção e à fruição dos bens e serviços culturais”.