Notícias.MS | 26 de outubro de 2009 - 05:40

Semana do Servidor: Bernardinho do Vôlei ministra palestra hoje

Hoje (26), o Técnico da Seleção Brasileira de Vôlei masculino, Bernardinho, vai ministrar uma palestra magna que abre oficialmente a programação com diversas atividades culturais e esportivas do Dia do Servidor. O evento começa a partir das 07h30 para credenciamento e será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Estão confirmadas as presenças do governador em exercício, Murilo Zauith e da secretária estadual de administração, Thie Higuchi Viegas dos Santos.

         “Motivação e Realização – Excelência em resultados” é o tema da palestra escolhido por Bernardinho. Em todos os lugares aonde vai, o técnico da Seleção de Vôlei aborda tópicos como: reflexões sobre quais as verdadeiras lições de vitórias e derrotas; como fazer com que todos na empresa foquem em clientes e resultados; como transferir o espírito de liderança para a equipe; como fortalecer o emocional para a conquista de metas; como desenvolver valores e competências de uma equipe de alta performance; a nova forma do líder pensar, sentir e agir para atingir metas e melhores resultados, entre outros.

 

         De acordo com a coordenadora de desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria estadual de Administração (SAD), Maria Madalena Xavier de Almeida, todos os servidores e familiares estão convidados. Não é necessário fazer inscrição e com exceção das outras palestras, a do dia 26, não vai entregar certificados aos participantes.

        

         História de Sucesso

        

         Bernardinho é formado em Economia. Como jogador, integrou a chamada "geração de prata", responsável pela popularização do voleibol no Brasil, a partir da conquista do vice-campeonato no Mundial, em 82, e nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 84.

 

         Iniciou sua trajetória como técnico em 88, como assistente de Bebeto de Freitas. Em 94, assumiu o comando da seleção feminina, conquistando o vice-campeonato mundial, no Brasil; o título do Grand-Prix em 94; a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg em 99; de Santo Domingo, no ano de 2003; o vice-campeonato da Copa do Mundo, em 1999 e a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000.

 

         Em seguida, assumiu o cargo de técnico da seleção brasileira de voleibol masculino. Em 23 competições, disputou 22 finais, conquistando 19 títulos, alguns deles históricos, como o Mundial de 2002 e o Bi em 2006, a Copa do Mundo em 2003, e o ouro nas Olimpíadas de Atenas, em 2004; além dos mais recentes, o heptacampeonato da Liga Mundial, em julho de 2007, na Polônia; e o Pan-Americano, no Rio de Janeiro.

 

         À frente da seleção brasileira feminina foram 28 torneios e 27 pódios. Em 2006, Bernardinho foi eleito o melhor técnico esportivo do Brasil, em todas as modalidades, pela 4ª vez em cinco anos.

 

Em suas palestras Bernardinho fala sobre trabalho em equipe, liderança, motivação, disciplina, concentração, perseverança, comunicação, comportamento e definição de metas.

 

Em dezembro de 2006, o técnico, empresário, escritor e palestrante Bernardinho lançou o livro "Transformando Suor em Ouro", onde conta a história de sua carreira, desde a época em que ele era levantador da Seleção Brasileira, até a final da Olimpíada de 2004, quando comandou o time que conquistou a medalha de ouro.

         

 

Abertura Oficial

         A coordenadora de desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria estadual de Administração (SAD), Maria Madalena Xavier, informou que durante a abertura oficial das comemorações do Dia do Servidor, será entregue também a premiação do Campeão Geral do XI Campeonato do Servidor Público Estadual (Caspe).

 

         As competições começaram no último dia 17 com modalidades esportivas como o Futebol Suíço Masculino, Voleibol Masculino e Feminino, Biribol Masculino e Feminino e Competição de Orientação individual e dupla.