Folha Online | 24 de outubro de 2009 - 10:55

Brasileiro é morto a punhaladas em fazenda no Paraguai

Um brasileiro foi assassinado a punhaladas por pelo menos quatro pessoas em uma fazenda em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, que faz divisa com a cidade brasileira de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. A informação foi divulgada pela polícia paraguaia nesta sexta-feira.

Nelson Viera, 60, trabalhava com gado na fazenda onde foi atacado. A polícia suspeita que os quatro criminosos eram indígenas. A mulher do brasileiro, Ana Maria dos Santos, 31, foi ferida no braço.

De acordo com o relato de testemunhas à polícia, Viera foi surpreendido enquanto tomava banho em um banheiro próximo a sua casa na noite da quinta-feira (22).

Sua mulher ouviu gritos e correu ao local. Após enfrentar alguns dos criminosos, ela escapou e voltou para a casa, onde apanhou os filhos e se escondeu em uma floresta.

Segundo a polícia, um dos filhos --que estava com o pai no momento do ataque-- também conseguiu fugir e foi encontrado várias horas depois escondido em um matagal.

A tensão nas áreas rurais do Paraguai tem se tornado frequente, com invasões e ataques a fazendas, principalmente de produtores brasileiros, por parte de grupos denominados "sem terras".