Notícias.MS | 23 de outubro de 2009 - 17:47

Cras recebe 600 canários-da-terra apreendidos em Brasília

Na próxima semana, chegam ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) os 600 canários-da-terra que foram apreendidos, no início do mês, na BR-060, próximo a Brasília (DF). No total, o casal de Campo Grande estava transportando ilegalmente 1000 aves, mas 400 acabaram morrendo. “Como os animais eram daqui, serão encaminhados ao Cras e, posteriormente, soltos em seu habitat natural”,explica o biólogo e o coordenador do Cras, Élson Borges.

A apreensão é resultado de uma ação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com informações do Ibama, o casal prestou depoimento na Polícia Civil e acompanhou os fiscais até o Cetas/Ibama para a lavratura de auto de infração e aplicação de multa por transporte ilegal de animal silvestre.

A pena prevista para o crime de transporte ilegal de animais silvestres sem autorização do órgão ambiental competente, é de seis meses a um ano de prisão, multa de R$ 500,00 por animal, além da apreensão do veículo e dos instrumentos utilizados no crime.