Mídia Max | 23 de outubro de 2009 - 10:42

MS registra 5 mortes violentas a cada 2 dias

Em Mato Grosso do Sul, cinco pessoas morrem a cada 48 horas em razão de crimes ou de acidentes de trânsito. É o que o aponta Relatório de Atividades Policiais divulgado hoje pela Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) referente aos meses de julho, agosto e setembro. Neste período, 225 pessoas foram vítimas da violência, sendo 52 em Campo Grande e 173 no interior do Estado.

Só os acidentes de trânsito mataram 93 pessoas, sendo 23 na Capital e 70 no interior do Estado. As demais mortes decorreram de homicídio culposo (sem intenção de matar), doloso -- sendo duas vítimas de violência doméstica – e latrocínio, ou roubo seguido de morte.

O número é pouco superior ao mesmo período do ano passado quando foram registradas 222 mortes violentas, sendo 80 só em decorrência de acidentes de trânsito. No total, a violência no interior ceifou 165 vidas, contra 57 em Campo Grande.

Entre julho e setembro deste ano foram registradas ainda 183 tentativas de homicídio, sendo 141 casos no interior e 42 na Capital.

Outro dado que chama atenção no relatório divulgado hoje é o número de roubos foram 1644 ocorrências do tipo, sendo 1009 na Capital e 635 no interior. Porém, foram efetuados apenas 104 mandados de prisão de supostos autores do crime.

O relatório divulgado hoje em Diário Oficial cita todos os tipos de crime previstos no Código Penal, como furto, atentado violento ao pudor, estupro, receptação, seqüestro, cárcere privado e outros.

Foto capa: Alessandra Carvalho Foto interna: Dourados Informa Em uma escola de Dourados, aluno foi morto a tiro no início do mês

A divulgação das estatísticas criminais atende ao previsto no artigo 2º da Lei 3.464 de 14 de dezembro de 2007, que torna público as estatísticas criminais das policias Civil e Militar.