10 de novembro de 2004 - 09:27

Eleição para diretor de escola mobiliza 494,5 mil em MS

Após eleições de prefeitos e vereadores, Mato Grosso do Sul terá no próximo dia 18 de novembro o segundo maior pleito. A escolha de novos diretores das escolas estaduais deve mobilizar um colégio eleitoral de aproximadamente 494.500 aptas a voto, entre pais alunos e professores.

Os futuros diretores das escolas estaduais são professores que dão aulas nas próprias escolas. Eles montão as chapas sem nenhuma interferência da secretaria de educação. Desde 1992 não é necessário que o candidato seja formado em pedagogia para exercer o cargo basta ter concluído o ensino superior e ter alguma experiência como professor.

Segundo Roberto Jarbas, diretor a oito anos e candidato a diretor na escola estadual Amando de Oliveira no bairro Piratininga, esse processo de escolha sem interferência da secretaria vem dando certo e a participação da comunidade e grande.

Não existe na rede estadual a lista tríplice como acontece na Universidade Federal, segundo Jarbas existe uma verdadeira democracia, o escolhido pelos eleitores é quem assume o cargo. Na rede municipal a escolha dos diretores ainda é feita por indicação da secretaria municipal de educação

Das 360 escolas de Mato Grosso do Sul, as eleições ocorrerão em 341 delas, com 775 candidatos a diretor e a diretor adjunto. As 19 escolas restantes não terão eleições por diversos motivos. Edna Ferreira Bogado, assessora de imprensa da Secretaria Estadual de Educação, disse que o motivo é a falta de interesse dos professores para concorrer ao cargo. Nessas escolas os diretores atuais ficarão no cargo até 31 de dezembro. Depois a Secretaria vai indicar diretor para mandato tampão de seis meses.

 

Dourados Agora