Folha Online | 22 de outubro de 2009 - 05:17

UE aceita reduzir emissões de CO2 em até 95% até 2050

Os ministros de Meio Ambiente dos países-membros da União Europeia (UE) aceitaram reduzir entre 80% e 95% as emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2050, desde que outras nações assumam o mesmo compromisso em relação aos níveis de 1990.

Nesta quarta-feira (21), o bloco também reafirmou sua disposição de, até 2020, alcançar uma redução de 20% a 30% na liberação de gases causadores do efeito estufa. Porém, mais uma vez, a UE condicionou o cumprimento da meta a esforços similares de outros agentes internacionais.

O bloco já tinha mencionado a necessidade de, a médio prazo, as emissões sofrerem uma redução de 80% a 95%. Mas, até agora, nunca havia mencionado uma meta tão clara até 2050.

Segundo o texto aprovado na reunião de hoje, esse deve ser a meta "do grupo de países desenvolvidos", de acordo com as recomendações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).

A secretária de Meio Ambiente da Espanha, Teresa Ribera, disse que o passo dado hoje pelos ministros da UE "marca com clareza o objetivo a longo prazo dos países industrializados" e "confirma a vontade [da UE] de trabalhar rumo a uma economia neutra em carbono".

O encontro desta quarta-feira foi "especialmente importante para delimitar o nível de ambição que esperamos do resto" do mundo, acrescentou Ribera.

Já o comissário europeu de Meio Ambiente, o grego Stavros Dimas, afrmou que a decisão tomada pelo bloco "envia um sinal sobre a determinação da UE".