Fátima News | 21 de outubro de 2009 - 13:38

UFGD e Exército Brasileiro promovem II Seminário de Geopolítica

Com o tema Segurança e Integração: Brasil e América do Sul será aberto nesta quarta-feira (21), às 19h, no anfiteatro da UFGD, Unidade I, o II Seminário de Geopolítica realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), através da Faculdade de Direito (Fadir), e a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

O evento vai até o dia 23 de outubro e será composto por três mesas redondas com os seguintes sub-temas: União das Nações Sulamericanas – UNASUL; Conselho de Defesa Sulamericano e Integração no Mercosul: Avanços e Retrocessos.

A Mesa I, que será no anfiteatro da UFGD, Unidade I, terá como convidados o professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o professor doutor Tito Carlos Machado de Oliveira e o General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados/MS. O moderador da mesa será o professor doutor Alfa Diallo, da Faculdade de Direito da UFGD.

Já a Mesa Redonda II, que será no auditório da Faculdade de Ciência Agrárias, na Unidade II, será composta pelo Coordenador do Curso de Relações Internacionais da UFGD, professor César Augusto Silva e pelo Comandante Raposo, da Marinha do Brasil/ECEME (Centro de Estudos Estratégicos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército). Essa mesa terá como moderador o professor doutor Rafael Salatini, da Faculdade de Direito da UFGD.

Para a terceira Mesa Redonda, que acontecerá também no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias, na Unidade II, os palestrantes serão o professor Luciano Moraes Melo, Coordenador do Curso de Relações Internacionais das Faculdades Anhanguera, o Coronel Roberto Martins, comandante do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Amambai(MS), e o professor doutor Mário Cezar Tompes da Silva. O moderador será o professor Antônio Graça Neto (Faculdade de Direito da UFGD).

O II Seminário surgiu do interesse em aproximar as experiências entre a academia, a diplomacia e as forças armadas,  no que diz respeito às questões de fronteiras, segurança e direitos humanos. O primeiro evento ocorreu em 2006 e, após a criação do curso de Relações Internacionais na UFGD em 2009, foi percebida a necessidade de se dar prosseguimento à discussão, através de um segundo encontro.

Os temas escolhidos foram construídos a partir de alguns elementos constitutivos da região e das especificidades da universidade e curso de Relações Internacionais, além do papel desempenhado pelo Exército nas fronteiras. O evento será apresentado em formato de mesas redondas e, ao final, o público presente poderá participar através de perguntas por escrito.

Mais informações pelo telefone: 3411-3673 ou pelo e-mail geopolítica@ufgd.edu.br