Mídia Max | 20 de outubro de 2009 - 16:51

Grupos de dança representam MS em torneio no Rio de Janeiro

Os dias 23 e 24 de outubro serão especiais para a dança de Campo Grande. Nestes dois dias acontecem o “Torneio Nacional GYM Brasil” em Nova Friburgo (RJ). Na ocasião o estado será representado pelos grupos Imagens, Nova Geração, Kerubins, Maktub Amador e Juvenil. De acordo com a organização, o torneio é uma das etapas que selecionará os participantes para o próximo Mundial de Ginástica (que inclui a categoria Dança) previsto para ser realizado em 2011 na Suíça.

O grupo de dança Nova Geração, formado por 14 bailarinas, é capitaneado pela coreógrafa Glaucia Silva e apresentará três números de dança. O “Ginga Brasileira” exibe uma versão animada do clássico Brasileirinho com as meninas esbanjando simpatia e sorrisos numa coreografia elaborada pelo próprio grupo sob a supervisão da coreógrafa e da bailarina Priscilla Bugamil.

A dança de salão “Sambe-se”, um samba com toda a sensualidade e alegria brasileira coreografado pelo professor Marcelo Victor Rosa que promete fazer o público querer sambar. O terceiro número é o emocionante “Em torno”, que tem como trilha sonora a música-poesia Bandolins, na voz de Oswaldo Montenegro e Ivan Lins. A coreografia montada pela bailarina Priscilla Bogamil encanta pelos olhares e emoção em cena.

Segundo Glaucia Silva a empolgação das meninas é evidente e é muito importante o fomento da dança e da cultura nas escolas. “Nosso grupo nasceu na escola e na dança as bailarinas encontram disciplina, valores e quem sabe até uma profissão, como é o caso de algumas alunas que hoje são professoras”, explica. Para ela o nível dos grupos da cidade é de competição com grandes possibilidades de irem para a seletiva na Suíça. De acordo Glaucia, a resposta sobre a ida ao exterior será divulgada no final do evento. “A equipe do evento explicou que estarão classificados aqueles que alcançarem uma pontuação acima de 70 por cento e seremos avaliados por uma equipe oficial da Confederação Brasileira de Ginástica”, explica.

A auxiliar de coreografia Krysdaiane Safar conta estar ansiosa para o torneio e torce para alcançarem a pontuação necessária. “Esperamos isso aconteça, pois será uma resposta positiva ao trabalho incansável das nossas bailarinas, que estão de parabéns só de participarem”.

Para Suzana Leite, responsável pelos grupos Imagens, Kerubins e Maktub enalteceu o trabalho das bailarinas e das famílias. “Sabemos que a dança é um caso de amor. Enfrentamos dificuldades, os ensaios são puxados e todos trabalharam muito para que nossa ida fosse possível”, conta a professora.

Suzana também usa a dança para exaltar a cultura de MS. “O grupo Imagens apresentará o número “Contos e Causos” que tem como pano de fundo a cultura sul-mato-grossense com trilha utilizando Helena Meireles e o clássico Mercedita no ritmo do chamamé”, detalha. A coreografia assinada pela professora Glaucia Silva mescla a beleza da dança com a cultura de MS em forma de movimento. “Fazemos um ode a nossa cultura, tão rica e cheia de encantos”, conta a coreógrafa.

Apoio

Divulgação

A viagem das bailarinas será custeada em partes com recursos das próprias bailarinas que realizaram rifas e eventos para angariar fundos e também com o apoio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) que cedeu os ônibus para transporte das bailarinas e do Deputado Estadual Paulo Duarte (PT) que auxiliou na hospedagem.