G1 | 20 de outubro de 2009 - 16:24

CNJ fecha acordo para preso trabalhar em obras da Copa 2014

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gilmar Mendes, assinou, nesta terça-feira (20), um acordo para que detentos do sistema penitenciário brasileiro possam trabalhar em obras de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014.

O acordo faz parte do programa Começar de Novo, desenvolvido pelo CNJ e que prepara presos e ex-presos para a construção civil e outras profissões nas áreas de mecânica e costura. O documento, assinado nesta terça-feira, vai facilitar a contratação dos profissionais nas reformas e construções necessárias para a realização da competição.

A adesão das empresas também prevê a realização de cursos profissionalizantes aos detentos. "Nenhum país conseguiu melhorar a segurança sem atacar o problema da reincidência. Isso só pode ser combatido com um programa de reinserção social", disse Mendes.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, afirmou que vai recomendar a contratação dos egressos do sistema carcerário. "O futebol é a porta de entrada para muitos brasileiros e passará a ser a porta de saída para quem se perder no meio do caminho", disse Teixeira.