Notícias.MS | 20 de outubro de 2009 - 14:36

Quase 50% da população de Campo Grande está acima do peso

Aproximadamente 200 profissionais da Saúde e da Educação, além de acadêmicos participam do “I Seminário Estadual de Promoção de Alimentação Saudável no SUS”, que acontece nesta terça-feira (20) até às 17 horas, na Escola de Saúde Pública “Doutor Jorge David Nasser” (Avenida Senador Filinto Müller, 1.480, vila Ipiranga), em Campo Grande.

Durante o período da manhã, o evento tratou de temas como situação nutricional da população de Mato Grosso do Sul, rede Amamenta de MS e segurança alimentar e nutricional em Mato Grosso do Sul. O panorama de como está os hábitos alimentares do brasileiro foi apresentado na palestra da coordenadora Geral da PNAN, do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos.

De acordo com a pesquisa Vigitel (Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, em Campo Grande 47,9% da população está com excesso de peso - a maioria são homens. Outro dado interessante é de que eles consomem poucas frutas, legumes e verduras – os dados apontam apenas 20% – percentagem que aumenta quando se trata de carne com gordura. Nesse item, por exemplo, 54,3% dos homens consomem este alimento.

Outro ponto interessante apresentado por Ana Beatriz é de que um dos principais desafios da atualidade é de que milhões de brasileiros estão com dupla carga: “Este é um dos resultados da má alimentação e dos maus hábitos, ou seja, pessoas que precisam tratar tanto da obesidade quanto da desnutrição”, revela.

A Vigitel também apontou que no Brasil, 15,7% dos adultos consomem a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que é de cinco porções em cinco ou mais dias da semana. Esse índice é quase três vezes maior que o de 2006, quando 5,6% dos adultos seguiam a recomendação.   

Para verificar se o peso está saudável é necessário calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) e conferir, no quadro abaixo, em qual estado nutricional se encaixa. Para calcular, divida o seu peso, em quilogramas, pela sua altura, em metros, elevada ao quadrado. O cálculo é válido para pessoas com idade entre 20 e 60 anos.

                 P (peso)

IMC = _______________

         A2 (altura x altura)

IMC (kg/m²)

Estado Nutricional

Menor que 18,5

Você está com baixo peso

18,5 a 24,99

O seu peso está adequado

25 a 29,99

Alerta: sobrepeso

Maior que 30