Notícias.MS | 19 de outubro de 2009 - 10:53

Naviraí sedia conferência sobre educação nas prisões de MS

Acontece nesta quarta-feira (21), a partir das 8 horas, a 1ª Conferência Municipal de Educação das Prisões de Mato Grosso do Sul em Naviraí. O evento tem como objetivo construir um espaço de discussões entre o sistema penitenciário e a sociedade civil, visando à mobilização e fortalecimento da política de educação nas prisões de Mato Grosso do Sul.
 
          O encontro, promovido pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio Diretoria de Assistência Penitenciária e da Divisão de Educação, será realizado no auditório da Câmara Municipal de Naviraí e conta com o apoio da Defensoria Pública, da Gerência Municipal de Educação, da Fundação de Cultura de Naviraí, da Prefeitura e Câmara de Vereadores, entre outros.
 
          De acordo com a supervisora da Divisão de Educação da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro, a realização da conferência é muito importante no sentido de envolver os organismos públicos, privados e a comunidade em geral da cidade no debate sobre a realidade do cárcere. "Queremos que as pessoas discutam questões de inclusão e do
respeito à diversidade", comenta.
 
          A supervisora destaca que o foco da conferência é tratar a educação como política social e de execução penal, no sentido de promover a reinserção social. “Pretendemos, com o encontro, levantar indicadores e questões que efetivamente contribuam para a melhoria da educação nas prisões, e, como consequência, ajudem a diminuir os índices de reincidência criminal”, garante.
 
          A conferência está sendo organizada pelo “Grupo de Trabalho pela Educação nas Prisões”, que é ligado ao Forpems (Fórum Permanente de Educação de Mato Grosso do Sul) e formado por técnicos penitenciários, servidores da Escola Estadual Regina Lúcia Anffe Nunes Betine – responsável pelo ensino nos presídios – e representantes da sociedade civil. O evento será coordenado por servidores penitenciários de Naviraí.
 
          Programação
 
7h – Credenciamento
8h – Abertura
9h – Intervalo
9h30 – Composição da Mesa Temática
9h40 - Palestra: Educação Prisional Segundo a LEP (Lei de Execução Penal)
Palestrante: defensor público doutor Vandir Zulato Jorge
10h30 – Palestra: A Educação como Política de Inclusão Social.
Palestrante: doutora  Fátima de Lourdes Ferreira Liutti – Professora da UEMS, doutora em Letras, Teoria da Literatura pela Unesp e MSc. em Fundamentos da Educação pela UFSCar.
Mediadora: Léa Geller – Psicóloga, responsável pelo Setor de Educação  da PSMN.
11h20 - Almoço.
13h - Apresentação do Grupo de trabalho (GT).
13h30 - Apresentação do trabalho realizado pela Escola Estadual Pólo Regina Lúcia Anffe Nunes Betine.
14h – Grupos de Trabalho por eixos temáticos
15h30 – Intervalo
16h – Plenária para aprovação das propostas dos Grupos de Trabalho.
Coordenadora: Gislaine de Souza Fonseca – assistente social da PSMN.