Fátima News com Assessoria | 19 de outubro de 2009 - 05:55

Artesanato ganha espaço e transforma as vidas das mulheres em Ivinhema

Assessoria

Com a finalidade de complementar o sustento das famílias, a Prefeitura de Ivinhema investe cada vez mais em alternativas de renda. Uma delas é o artesanato que vem ganhando espaço com o apoio do Governo do Estado. Somente no município existem 16 núcleos.

Estes núcleos estão localizados em vários pontos da zona rural e na cidade, como o CECAF – Centro de Capacitação e Formação, no bairro Triguenã. Neste local, costureiras produzem cobertores personalizados feitos sob encomenda.

A atividade, além de garantir renda extra às famílias destas artesãs, ainda possui outra característica, a de ser ecologicamente correta, pois utiliza retalhos de uma empresa da cidade para a confecção de mantas e colchas e também reaproveita outros materiais recicláveis para a produção de outras peças artesanais.

Para a costureira Leonora Savina trabalhar em um projeto como este é compensador. “Estou muito contente em trabalhar aqui. Esse projeto cura até a depressão”. Já Gisela Francisca Lima de Barros, acredita que o trabalho artesanal é uma iniciativa muito positiva. “Nunca tivemos isso em nossa cidade, graças a esse projeto da prefeitura estou tendo uma vida melhor”.

O prefeito Renato Câmara destaca sua satisfação em poder concretizar mais um projeto de grande alcance social. “A nossa administração vem obtendo aprovação por apostar em projetos que dão à população condições para uma vida melhor”, enfatiza.

ARTESANATO DE IVINHEMA NO RIO DE JANEIRO - Após ser apresentado em Bonito e Campo Grande, a convite do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Artesanato de Ivinhema expôs sua diversidade de peças para os cariocas entre 7 e 12 de outubro, durante a VI Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, no Rio de Janeiro. Aproximadamente dois mil produtos de culinária e trabalhos artísticos fizeram parte da exposição.