UEMS | 16 de outubro de 2009 - 10:59

Matemática da UEMS obtém no ENADE a maior nota do Estado

O curso de Matemática da UEMS, unidade de Dourados, obteve conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2008 (ENADE). A avaliação é feita pelo Ministério da Educação (Mec) e varia entre as notas 1 e 5. O resultado, que saiu no dia 23 de setembro, mostra o desempenho dos acadêmicos ingressantes e concluintes em provas de conhecimentos gerais e específicos.

No Estado os cursos de Matemática da UFMS de Campo Grande e de Três Lagoas também obtiveram o mesmo conceito, entretanto, os acadêmicos concluintes da UEMS/Dourados obtiveram a maior média geral entre todos os cursos do Estado, considerando-se os resultados das duas provas realizadas. “Este resultado revela a sólida formação que os acadêmicos do Curso de Matemática da UEMS/Dourados vêm obtendo e o objetivo do corpo docente é propiciar melhorias na formação do futuro professor de Matemática”, diz o coordenador do curso Cosme Mercedes.

Depois do resultado, o colegiado do curso submeteu ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) uma proposta de reformulação do Projeto Pedagógico, que visa a aprimorar a formação geral e específica dos acadêmicos. “Aumentamos a carga horária de práticas e de algumas disciplinas de formação pedagógica e incluímos no projeto pedagógico disciplinas de formação específicas em Matemática propiciando uma formação teórica sólida para que o aluno possa continuar os seus estudos em nível de pós-graduação”, diz Mercedes.

No segundo semestre de 2009 o corpo docente do curso teve o retorno de cinco docentes que concluíram o doutorado e no ano seguinte está previsto o retorno de mais três professores. “Com estes retornos haverá um aumento no número de pesquisas e de orientações de acadêmicos em projetos de iniciação científica e de extensão, o que contribuirá para o fortalecimento na formação dos acadêmicos de matemática, melhorando ainda mais os índices de avaliação nos próximos exames e, principalmente, na inserção de profissionais bem preparados no mercado de trabalho”, finaliza o coordenador.