Folha Online | 16 de outubro de 2009 - 09:29

Indicador da Serasa aponta que inadimplência deve continuar em queda

O indicador da Serasa que analisa a perspectiva de inadimplência do consumidor caiu 0,7% em agosto, a oitava queda mensal consecutiva. Com esse recuo, o indicador atingiu o valor de 97,9, o menor desde março de 2008.

Segundo os analistas da Serasa, as sucessivas quedas e o seu rompimento abaixo do nível 100 a partir de maio sinalizam que a atual trajetória de redução dos níveis de inadimplência bancária das pessoas físicas (percentual da carteira de crédito com atraso superior a 90 dias) deverá continuar no quarto trimestre deste ano e no primeiro de 2010.

A retomada dos postos de trabalho no mercado formal e a recuperação cíclica da economia brasileira estão entre os fatores que determinarão o comportamento descendente da inadimplência do consumidor pelos próximos meses.

O indicador que mensura a perspectiva de inadimplência nas empresas caiu 7,3% em agosto, o sétimo recuo mensal consecutivo, atingindo o valor 97,6. Pela primeira vez desde julho de 2008, o número ficou abaixo do nível 100 -- o pico de 143,7 foi atingido em janeiro deste ano devido à crise internacional.

As recentes quedas, de acordo com os analistas da Serasa, sinalizam que a inadimplência das pessoas jurídicas (percentual da carteira de crédito com atraso superior a 90 dias) está passando por um período de inflexão, devendo começar uma trajetória de normalização até o início do próximo ano. A retomada da atividade econômica, o reequilíbrio do fluxo de caixa das empresas e as medidas do governo para melhorar o acesso ao crédito das micro e pequenas empresas são alguns dos fatores que vão influenciar esse resultado.