Demerval Nogueira / Fátima News | 16 de outubro de 2009 - 06:47

Recordista do Guinness ministra palestra em Glória de Dourados

Demerval Nogueira / Fátima News

Carlos Henrique Ribeiro, recordista do Guinness World Records (GWR) passou por Glória de Dourados e ministrou palestras na E.M. Dois de Maio e E.M. Marinha do Brasil falando sobre a sua vida, força de vontade, preparação, determinação e luta incansável, com o objetivo de atingir um feito que poucos atingiram até o momento, ou seja, transformar-se em um recordista das duas rodas, pedalando Brasil afora, inclusive, diversos países da América do Sul. Ribeiro é recordista do Guinness World Records, após percorrer o maior percurso ciclístico de longa distância, ou seja, 38 mil quilômetros registrados através do GPS (Guiado Por Satélite), isto no decorrer de 16 de agosto de 2004 a dezembro de 2006, totalizando 10 meses pedalando, na soma geral. Em sua terra natal, Rincão/SP trabalhava na condição de pedreiro até que um dia, cansado do serviço sofrido decidiu mudar seu destino e partiu Brasil afora, com os pés nos pedais. Ribeiro afirma, “no começo as pessoas me criticavam, humilhavam, mandavam-me trabalhar, porém não desisti da minha nova caminhada”.

Atualmente, Ribeiro diz que já ultrapassou os 75 mil quilômetros. Já passou por todas as capitais e Estados brasileiros, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS). Visitou países vizinhos, dentre os quais, Argentina, Peru, Chile, Venezuela, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa. Hoje, aos 45 anos, Ribeiro pedala patrocinado pela ‘Wizard’ e ministra palestras para estudantes em todos os quadrantes do país. Nesta caminhada sobre duas rodas o ciclista faz uma triste constatação a respeito das rodovias brasileiras. “São precárias, é muito asfalto sem acostamento, muito trânsito de caminhões pesados, buracos e grande número de acidentes”.

Falando sobre o nosso país, ele diz, “o Brasil em termos de cultura e gentileza é extraordinário! Conheci lugares que não imaginava existir; além da cultura; as praias; os modos e as diversidades existentes entre os povos”, atesta Ribeiro salientando ainda, “por onde passei, vi coisas maravilhosas, entretanto, vi também muita pobreza, principalmente no Nordeste. Nesta longa trajetória que percorri, classifico a região Amazônica como a mais bonita do país”.

Por estas andanças, Ribeiro fez muitas amizades, conheceu pessoas influentes, mas também se encontrou com o perigo e vivenciou momentos de aflições. Uma delas foi quando atravessava a Linha Vermelha (RJ), no exato momento em que acontecia um verdadeiro tiroteio entre policiais e traficantes. “Foi um pesadelo! Deram ordem para que eu voltasse e tive que esperar o fim do conflito, em Duque de Caxias”.

Ribeiro já foi destaque em diversos programas de rádio e TV. Em sua participação no programa do Carlos Massa – o ‘Ratinho’, ele declarou amor à ex-mulher, que não aceitou reativar o casamento. Ribeiro é separado, tem 5 filhos, 3 residem em Jardim/MS. Com o ‘não’ da ex-mulher em plena TV , resolveu continuar pedalando e disse, “quando eu resolver parar, pretendo montar uma bicicletaria na minha cidade natal, Rincão/SP, e continuar a vida”, disse.

Em Glória de Dourados, o ciclista ministrou palestra aos alunos das escolas Dois de Maio Polo e Marinha do Brasil, no transcorrer das palestras ele comentou sobre sua persistência, sua vocação, falou sobre a pobreza, as belezas do nosso país, respondeu vários questionamentos, enfim, vários temas úteis e interessantes foram destacados, com o objetivo de gerar opiniões e fomentar novas idéias através do corpo discente e docente das duas escolas municipais de Ensino Fundamental.