Mídia Max | 15 de outubro de 2009 - 14:10

Pedido de empréstimo de André passa com folga na Assembleia

O governador André Puccinelli, do PMDB, mostrou domínio político na aprovação do pedido de empréstimo de US$ 300 milhões. A proposta dele foi aceita nesta manhã por 20 dos 24 deputados estaduais. Resta agora apenas sancionar o projeto. Isto é, Puccinelli precisa apenas assinar um papel que permite o Estado a contratar a operação de empréstimo do Bird (Banco Mundial). O dinheiro, segundo ele, será aplicado na pavimentação e restauração de estradas.

Os contrários a aprovação da ideia, os quatro deputados petistas, tentaram convencer os colegas parlamentares a debater mais o assunto. Em vão. Os deputados da situação disseram que o recurso vai contribuir com o progresso do Estado.

Já o deputado Pedro Teruel, do PT, disse que o governador demorou em apresentar o projeto e, agora, justamente num “período eleitoreiro” mandou o pedido para sua aprovação. “Foi uma atitude tardia, logo agora na véspera de um ano eleitoral”, criticou o parlamentar.

“Não justifica pedir tanto dinheiro para investir em asfalto, quando temos escolas em situação precária, hospitais fechados ou carecendo de recursos para melhorar o atendimento”, protestou o deputado Paulo Duarte, outro petista.

Aprovado na Assembleia, o pedido de empréstimo tem ainda um longo caminho a percorrer. Precisa do aval do Tesouro Nacional e depois da aprovação do Senado, para então ser contratado com o Banco Mundial.