Mídia Max | 15 de outubro de 2009 - 09:06

Governador do MT deve deixar governo e concorrer ao Senado

 

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), que havia decidido não concorrer em 2010, se viu forçado nos últimos dias a reconsiderar seus planos e já cogita tentar o Senado.

A mudança resultou da surpreendente ida para o PSB de um de seus principais afilhados políticos, o empresário Mauro Mendes. Foi com a ajuda de Blairo que ele saiu de um quase anonimato para chegar ao segundo turno das eleições para prefeito de Cuiabá em 2008.

Mendes não escondia o desejo de disputar o governo do Estado, mas não achava espaço no partido do governador -que pretende apoiar o atual vice, Silval Barbosa (PMDB).

Blairo se disse "desapontado" com a decisão de Mendes, que seria seu "plano B" caso a opção Barbosa não decolasse.

Em junho, Blairo havia descartado uma candidatura: "Me dediquei muito nestes oito anos (...). Quero dar uma descansada", disse Blairo, 53, um dos maiores sojicultores do país, reeleito em 2006.

Com a eventual candidatura de Mendes, "o quadro político mudou", diz Blairo. Nesse cenário, sua participação daria mais peso à chapa majoritária.

Chamado de "traidor" no PR, Mendes divulgou nota na qual disse manter "profundo respeito e admiração pelo governador" e que seu desligamento se deveu à simpatia "pelo projeto nacional do PSB, liderado pelo deputado federal Ciro Gomes".

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");