Fátima News, com Assessoria | 15 de outubro de 2009 - 05:45

Mostra de Agricultura Familiar deve reunir 180 participante em Corumbá

A 3ª Mostra de Agricultura Familiar e 1ª Feira de Sementes e Mudas de Corumbá devem atrair aproximadamente 180 participantes à Estação Experimental do Campo, no assentamento Taquaral, nesta sexta-feira, dia 16 de outubro. A abertura está marcada para 8h e toda uma estrutura de logística foi montada para facilitar o acesso do público.

A pesquisadora Aldalgiza Campolin, da Embrapa Pantanal, disse que do total de público mobilizado, 130 são pequenos agricultores de assentamentos da região, da Bolívia e urbanos.

No ano passado cerca de 80 agricultores rurais e urbanos, técnicos, estudantes, professores, representantes de ONGs e de instituições  parceiras acompanharam as atividades da mostra, que comemora o Dia Mundial do Alimento (16 de outubro).

Neste ano, uma das novidades será a feira de sementes, um espaço de troca de mudas e sementes reproduzidas em propriedades pelos próprios agricultores. A iniciativa será importante para avaliar e preservar material genético adaptado às condições climáticas regionais.

São realizadores da Mostra a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fundação Terra Pantanal, Estação Experimental do Campo, Secaf (Consultoria e Assessoria para Agricultura Familiar), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Cisv (Comunità Impegno Servizio Volontariato), Ataac (Associação dos Técnicos em Agropecuária dos Assentamentos de Corumbá) e Prefeitura de Corumbá. A mostra deve ser encerrada às 15h.