Notícias.MS | 14 de outubro de 2009 - 14:21

Esquema de segurança para o jogo da seleção tem 700 policiais

O forte esquema de segurança montado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul para o jogo Brasil x Venezuela já está em prática. Desde as 6 horas, as principais ruas de acesso ao Estádio Pedro Pedrossian, num raio de 400m, estão interditadas. Das 13 horas em diante, aproximadamente 700 policiais militares estão em ação nas imediações do estádio para dar tranquilidade ao torcedor e zelar pela integridade dos cidadãos.

           As áreas de interdição foram demarcadas para evitar que torcedores sem ingresso e pessoas sem credenciamento para trabalhar fiquem nas proximidades do estádio. O trânsito de carros particulares também será impedido. “Somente estão autorizados a trafegar num raio de 400m do Morenão ônibus, vans de transporte de torcedores e táxis. A nossa orientação é que as pessoas optem pelo estacionamento da Acrissul e sigam para o estádio de ônibus ou cheguem ao local de táxi”, explicou o comandante do policiamento tenente-coronel Francisco Assis Ovelar.

         Haverá policiamento com viaturas e cavalos nas proximidades do estádio Morenão. A organização do trânsito fica por conta da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da PM e será feito com viaturas e motos, em parceria com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito.

           “O torcedor pode ficar tranquilo porque a Polícia Militar está trabalhando para garantir a segurança e evitar transtornos no estádio e nas proximidades. Estamos com um bom contingente trabalhando. São pessoas preparadas para atuar em grandes eventos”, disse o tenente-coronel.

            Orientação aos torcedores

Todas as entradas estarão sob o acompanhamento de equipes da PM. “É importante que os torcedores já saibam com antecedência que não será permitida a entrada com garrafas e latas de bebidas, principalmente alcoólicas. Lá dentro haverá comercialização de bebidas em copos plásticos. Nem o tereré, que é tradicional do sul-mato-grossense, será permitido para os torcedores. Também não poderão entrar pessoas vestidas com camisetas de torcidas organizadas e com mastros de bandeiras”, antecipa Ovelar.

Outra orientação repassada pelo tenente-coronel é de que o público chegue ao estádio com antecedência ao horário da partida, que acontece às 18 horas. “É bom que todos cheguem entre 15 e 16 horas”, diz. Ovelar reforça também a orientação para os torcedores seguirem ao estádio por meio de transportes alternativos – como ônibus, vans e táxis.

Para os que forem de carro ou moto, o comandante tranquiliza afirmando que policiais estarão fazendo a segurança também do lado de fora do Morenão, incluindo a área destinada para o estacionamento, que ficará próximo ao Parque de Exposições Laucídio Coelho.

         Cigcoe

Os homens do Cigcoe serão os responsáveis pela segurança dentro de campo. Para esta missão, 58 soldados vão estar de prontidão, acompanhados de seis cães da companhia. O capitão Marcos Paulo Gimenez, da sessão de planejamento do Cigcoe, diz que os soldados devem estar no estádio já a partir das 14 horas.

“Vamos fazer a segurança dos atletas que chegam ao estádio de ônibus até os vestiários. Escudeiros vão atuar dentro de campo para a segurança dos árbitros e os chamados ‘pinças’ estarão apostos para retirar possíveis invasores do campo”, explica o capitão.

A partida entre as seleções do Brasil e da Venezuela está marcada para as 18 horas (horário local). O público esperado é de 29 mil pessoas. A previsão é que o trânsito nas imediações do Morenão esteja normalizado por volta das 22 horas.

Com informações de Rogério Valdez e Aline Morais