9 de novembro de 2004 - 16:09

Risco Brasil pode quebrar barreira, diz Furlan

O presidente dos EUA George W. Bush está fazendo uma visita aos soldados feridos no Iraque, enquanto tropas tentam controlar a cidade rebelde de Faluja. A visita ocorre uma semana depois de eleição presidencial norte-americana, onde Bush foi reeleito ao derrotar o adversários democrata John Kerry.

De acordo com a rede de TV norte-americana, CNN, um secretário de imprensa da Casa Branca disse que o presidente está ciente dos sacrifícios a que são submetidos os homens e mulheres que estão em combate. "Vocês sabem, perder uma vida já é terrível. O presidente está de luto por cada queda ou morte no Iraque, afirmou. Ontem, Bush repassou o desenvolvimento das tropas do Iraque em um encontro com o Secretário de Defesa, Donald Rumsfeld.

Faluja está sob forte ataque desde a tarde de ontem, quando primeiro-ministro iraquiano Iyad Alawi determinou Lei Marcial. O bombardeio americano das últimas semanas atingiu a principal gerador de eletricidade da cidade, e a população está sem luz. O fornecimento de água também foi cortado. Os estoques de comida estão acabando, e as lojas fecharam em antecipação à invasão.

A maioria da população deixou a cidade, alguns para outras partes do Iraque, outros para países vizinhos. Os que não saíram, especialmente mulheres e crianças, tendem a permanecer em casa por medo de ser confundida com alvos militares.

 

 

Terra