Terra | 14 de outubro de 2009 - 05:45

Opep vê demanda mais forte por petróleo em 2010

A demanda mundial pelo petróleo produzido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) será mais forte do que o esperado no ano que vem, afirmou o grupo na terça-feira, no mais recente sinal de que um panorama econômico mais positivo vai ampliar o consumo da commodity.

O grupo de 12 membros é mais um a elevar suas estimativas de demanda por petróleo, após a Agência Internacional de Energia e à Administração de Informação de Energia, órgão do governo norte-americano.

A demanda por petróleo da Opep ficará em uma média de 28,39 milhões de barris por dia em 2010, disse o grupo em um relatório mensal. Isso representa uma alta de 300 mil bpd em relação à sua estimativa anterior.

"A economia mundial agora parece estar entrando em uma nova fase, passando de um período de contenção de crise para um de recuperação econômica", disse a Opep no relatório.

A Opep também elevou sua estimativa para o crescimento da demanda mundial de petróleo em 2010, antevendo um aumento no uso mundial de 700 mil bpd, alta de 200 mil bpd em relação à estimativa anterior.

Desde setembro do ano passado a Opep tem contido sua produção já que a recessão prejudicou a demanda. O grupo concordou em manter cortes de oferta de 4,2 milhões de bpd em uma reunião em 9 de setembro.

Por volta das 9h19 (horário de Brasília) os futuros do petróleo para novembro subiam 1,03 dólar, para 74,30 dólares o barril, próximo de sua máxima no ano de 75 dólares.