Folha Online | 10 de outubro de 2009 - 11:08

Aeroportos apresentam atrasos em 26,9% dos voos no país

Até as 9h deste sábado 26,9% dos 581 voos programados para decolar dos aeroportos brasileiros registraram atrasos superiores a 30 minutos, segundo informações da Infraero --estatal responsável pela administração dos aeroportos. Ao todo, 27 voos foram cancelados.

Em São Paulo, o aeroporto de Congonhas (zona sul da cidade) registrou nove dos 42 voos previstos com atraso e três foram cancelados. Desde as 6h20 da manhã o aeroporto opera com a ajuda de instrumentos e a pista está aberta normalmente para pousos e decolagens.

No aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), dos 70 voos programados, 14 partiram com atraso superior a 30 minutos de atraso e outros seis foram cancelados. O aeroporto opera com a ajuda de instrumentos, com pista aberta para pousos e decolagens.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o aeroporto Santos Dumont --que ontem teve 84 dos 125 voos previstos até as 23 horas cancelados devido ao clima chuvoso-- voltou a operar às 8h deste sábado para pousos e decolagens.

Segundo informações da Infraero o aeroporto opera com a ajuda de instrumentos. Até as 9h, sete dos 18 voos programados para o aeroporto foram cancelados e dois registraram atrasos superiores a meia-hora.

Até o início da manhã, o aeroporto estava em operação mínima e a maioria dos voos foram redirecionados para o aeroporto Tom Jobim (Galeão). Neste, a Infraero registrou atraso em mais de 44% dos voos. Das 72 decolagens programadas 32 tiveram atrasos, mas nenhum voo foi cancelado.