Rogério Sanches / Fátima News | 10 de outubro de 2009 - 07:50 FÁTIMA DO SUL

2º Encontro da Família Vasconcelos será neste domingo em Fátima do Sul

Divulgação / Assessoria

A Família Vasconcelos realizará o 2º ENCONTRO neste domingo 11 de Outubro, no Floresta Clube de Campo em Fátima do Sul. Com origem principal em Portugal, os Vasconcelos da região da Grande Dourados, vieram do Nordeste Brasileiro nos anos de 1946/1947. Saíram da cidade de Monteiro, no Estado da Paraíba, tiveram uma rápida passagem por São Paulo e em 1948 cravaram moradia na linha do Laranja Lima, na época “Serraria”, hoje distrito de Indápolis, sendo que o “Laranja Lima” é considerado o marco inicial da saga dos Vasconcelos no Mato Grosso do Sul. Esta grande e importante família, são brasileiros que, como tantos outros vieram “construir” a Colônia Agrícola Federal de Getúlio Vargas.

Família tradicional, os irmãos Vasconcelos ajudaram a desbravar os sertões da nossa região, sendo hoje, aproximadamente 420 pessoas, distribuídas pelos Estados do MS, MT, SP, PR e PB. Em 1954 Joaquim Ferreira Vasconcelos, veio para a barranca do rio Dourados na Vila Brasil; ajudou a fundar a cidade, foi Chefe da Exatoria Local e depois se mudou para Glória de Dourados.  José Ferreira Vasconcelos chegou ao Barreirão (Travessão dos Vasconcelos) em 1951, e em 1967 veio para Fátima do Sul. Aqui, montou o posto Atlantic e foi presidente do Esporte Clube 21 de Abril, por muitos anos.  Antônio Ferreira Vasconcelos passou pela Vila Brasil e cravou moradia em Dourados em 1960.

Atuou no ramo de transporte rodoviário e comércio de pneu. Luiz Ferreira Vasconcelos a partir de 1.954, construiu história em Glória de Dourados (7ª. e 4ª. Linhas) foi produtor rural, Juiz de Paz e mudou-se para Campo Grande em 1971. Os mais novos, também produtores rurais, Sebastião Santana de Vasconcelos e Doralina Santana Vasconcelos foram para a região do “Graças à Deus” em Vicentina no ano de 1.954. Maria Santana e Maria Lojolina Vasconcelos a partir de 1.952 construíram história na linha do Iguaçu, próximo a Indápolis e o único dos irmãos que ficou no nordeste foi Plácido Ferreira Vasconcelos, no ramo de produção rural.

Os Vasconcelos fazem parte do grupo de pioneiros das cidades de Fátima do Sul, Vicentina e Glória de Dourados.  De um total de nove irmãos, estão vivos apenas Sebastião Santana Vasconcelos na Linha do Barreirão, próximo a Vicentina, e Doralina Santana Vasconcelos que reside em Dourados. Hoje os descendentes dos Vasconcelos desenvolvem atividades rurais, comerciais, bancárias, funcionários públicos e profissões liberais em Fátima do Sul, Dourados, Glória de Dourados, Jardim, Vicentina, Rio Brilhante, Campo Grande, Três Lagoas, Aral Moreira e em cidades de outros Estados brasileiros.

Além dessas atividades elencadas, também fizeram história na política, elegendo seus descendentes: Jairo de Vasconcelos - Prefeito de Glória de Dourados; Genivaldo Ferreira Vasconcelos - vereador na Paraíba e atualmente, Eronivaldo da Silva Vasconcelos Junior (Juninho) é vereador em Fátima do Sul e ainda, Gilson de Moraes (genro de Sebastião da Silva Vasconcelos) eleito recentemente vereador em Rio Brilhante-MS.

Para os organizadores, o ENCONTRO proporciona a materialização do sonho dos Vasconcelos Pioneiros, o resgate da história e a confraternização entre os familiares. O evento acontece anualmente e a família está preparando uma grande festa cheia de atrações e muita emoção.