Notícias.MS | 9 de outubro de 2009 - 13:00

PMA treina 30 novos policiais em preparação à piracema em MS

Trinta novos Policiais Militares Ambientais estão sendo treinados, desde segunda-feira (05), em especial, para atuarem durante a piracema que se inicia no próximo mês e ainda, para todos os tipos de fiscalização ambiental, necessárias para o desenvolvimento adequado dos trabalhos que são executados pela PMA.

Os policiais que são advindos de outras subunidades da Polícia Militar precisam ser treinados para a fiscalização ambiental, em razão do complexo aparato legal envolvendo a questão ambiental, bem como as atuações administrativas que são realizadas em formulários específicos do órgão conveniado que é a secretaria estadual de Meio Ambiente.

Os enquadramentos administrativos legais e os encaminhamentos criminais adequados, relacionados às infrações e crimes ambientais são fundamentais para qualificar e subsidiar as autuações, visando a punibilidade aos degradadores do meio ambiente. Portanto o treinamento dos policiais é fundamental.

 

 

Até domingo (11) os policiais terão aulas de legislação ambiental, preenchimento de autos, cubagem e identificação de madeira, utilização de GPS e medição de área, com utilização de imagens de satélites de áreas vistoriadas, conservação de prova pericial e como identificar pescado capturado por petrechos proibidos e diferenciar carvão nativo de carvão de eucalipto, manejo e contenção de animais silvestres.

O curso está sendo realizado no local denominado Salto do Pirapó, no município de Amambai, às margens do rio Amambaí, a 15 km da cidade de Juti. A partir de hoje, meio dia, os policiais desenvolverão atividades práticas, participando da “Operação Padoreira do Brasil” que a PMA desenvolve a partir deste horário em todo o Estado. O salto do Pirapó trata-se de uma cachoeira bem conservada no rio Amambai, onde a PMA tem um Posto Avançado de fiscalização, onde ficam policiais durante toda a piracema.