Folha Online | 8 de outubro de 2009 - 17:26

MEC deve devolver valor da inscrição ao candidato que desistir do Enem

O presidente do Inep, órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação) responsável pelo Enem, Reynaldo Fernandes, afirmou na tarde desta quinta-feira durante bate-papo online promovido pela Folha e o UOL que a taxa de inscrição deve ser devolvida aos alunos que desistirem de fazer o exame, marcado para os dias 5 e 6 de dezembro.

"Vai [haver devolução da taxa de inscrição]. Estamos estudando a forma. Mas isso só será feito depois do exame", afirmou Fernandes durante o bate-papo.

A medida ocorre após a prova ser suspensa em decorrência do vazamento do conteúdo das questões. Com o adiamento, a USP, Unicamp e PUC já decidiram não utilizar mais a nota do exame em seus processos seletivo. A nova data também coincide com a realização de outros vestibulares.

Após a fraude, o Ministério da Educação rompeu o contrato com o consórcio Connasel, responsável pela aplicação do Enem. A empresa, porém, nega falhas na segurança. Cinco pessoas foram indiciadas pelo crime, entre eles estão Felipe Pradella, Felipe Ribeiro e Marcelo Sena --funcionários da Cetro, uma das três empresas que compõem o consórcio.

O resultado da prova do Enem deve ser divulgado até o dia 5 de fevereiro de 2010, segundo expectativa do MEC. Inicialmente, a previsão era que as notas fossem entregues no dia 8 de janeiro.