Demerval Nogueira / Fátima News | 8 de outubro de 2009 - 14:39

Gloriadouradense participa da Bienal do Livro no Rio de Janeiro

Demerval Nogueira / Fátima News

O compositor Teodorico Soares participou na Barra da Tijuca-RJ, da Bienal do Livro, com presenças de pessoas famosas do mundo artístico televisivo e musical, onde acompanhou o lançamento de uma de suas composições musicais, que leva o título, “Agora tudo acabou”, escolhida entre duas composições de sua própria autoria.  Foram inscritas 849 músicas e poesias minuciosamente analisadas pela Litteris Editora Ltda, dentre as quais, 130 foram selecionadas para participarem da Bienal no Rio. A Editora Litteris Ltda lançou recentemente o livro ‘Antologia Literária - Letras de Músicas - Canta Brasil’, esta obra músico-literário conta com a participação de 83 integrantes do referido seguimento artístico-cultural, com composições próprias e inéditas.

O livro Antologia Literária Canta Brasil é prefaciado pelo compositor e intérprete Paulo Sérgio Kostenbader Valle, irmão do cantor e compositor Marcos Valle, dupla que começou no ritmo da Bossa Nova, posteriormente rotulada pelos universitários, como, Música Popular Brasileira (MPB). Com músicas no estilo de ‘Samba de Verão’, ‘Garota de Ipanema’ e ‘Aquarela do Brasil’, os irmãos Valle introduziram as três melhores canções brasileiras no exterior, sendo a principal delas, ‘Aquarela do Brasil’. Além de letrista e vocalista, Paulo Sérgio Valle é autor de jingles de sucesso, como o jingles da primeira ‘Canção de Natal’ da Rede Globo de Televisão. Ainda na esfera musical, ‘Se eu não te amasse tanto assim’, sucesso com Ivete Sangallo e ‘Viola enluarada’ além de outras 800 canções famosas foram compostas por ele.

Teodorico Soares é filho de lavrador, nascido em Marília (SP). Criou-se na roça e trabalhou longos anos na árdua condição de diarista, zelador e retireiro. Há alguns anos reside em Glória de Dourados, nas horas vagas ocupa o espaço ocioso na priorização e criação de novas composições. Teodorico é compositor inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil e tem 72 músicas registradas no gentílico Estado Carioca (RJ). Sobre sua participação na Bienal do Livro no Rio, Teodorico diz, “é uma alegria muito grande vivenciar este momento. Eu agradeço a Deus por tudo isto que tem acontecido e vem acontecendo em minha vida”, relaciona o compositor. A música de sua autoria, ‘Agora Tudo Acabou’ encontra-se disponível nas 10 maiores e melhores gravadoras do país, inclusive na Som Livre, na expectativa de  interessados em gravá-la. Teodorico Soares sempre tem contado com apoio da Prefeitura de Glória de Dourados através da Secretaria Municipal de Educação (Semec) via Departamento de Cultura do município. Contato: e-mail – te.rico@hotmail.com.