G1 | 8 de outubro de 2009 - 09:19

Número de falências sobe 35% em setembro, diz Serasa

O volume de falências decretadas no país atingiu em setembro o maior número de ocorrências deste ano.

Segundo levantamento da Serasa Experian, 89 empresas fecharam as portas no mês passado, das quais 86 eram micro ou pequenas empresas. O número total representa um aumento de 35% ante os 66 registros de agosto, mas ainda é menor do que as 92 ocorrências apuradas um ano antes.

No acumulado dos nove meses até setembro foram 627 falências decretadas no país. Também nesse caso, 92,5% eram de micro e pequenas empresas. O número também se justifica pelo fato de esse grupo de micro e pequenas representar 97,6% das empresas em atividade no país. O total do período, no entanto, é menor do que os 748 casos apurados de janeiro a setembro de 2008.

"As falências decretadas ainda sobem, refletindo os pedidos de falência realizados em uma conjuntura econômica anterior, de crise", avaliam os especialistas da entidade. No caso das falências requeridas, em setembro foram 200 registros, número 4,8% inferior ao de agosto, reforçando movimento observado desde maio.

No caso das recuperações judiciais houve expansão de 12,8% na passagem de agosto para setembro, quando foram registrados 53 ocorrências, sendo 31 casos de micro e pequenas empresas. A Serasa Experian acredita na diminuição do número de ocorrências no trimestre final de 2009, dada a expectativa de recuperação econômica.