Diário MS | 7 de outubro de 2009 - 09:59

Nova data do Enem obriga Uems a alterar o vestibular

A Comissão Permanente de Seleção da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) confirmou ontem que irá remarcar o vestibular da instituição – previsto inicialmente para o dia 6 de dezembro – em virtude da nova data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Ontem, o Ministério da Educação anunciou que as provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de dezembro, ou seja, no mesmo final de semana em que aconteceria o vestibular da Uems. O Enem seria realizado em todo o país no final de semana passado, no entanto, o exame foi adiado depois das denúncias feitas pelo jornal O Estado de S. Paulo de que a prova tinha vazado. Em Mato Grosso do Sul, 70.232 estudantes estão inscritos no Enem.

Devido à incompatibilidade de datas, a Uems decidiu adiar a data do vestibular, já que a universidade exige do estudante a inscrição do Enem para o vestibular deste ano. Neste caso, candidato poderá optar pela nota do exame para as provas de redação e conhecimentos gerais. No entanto, mesmo que faça a opção, ele deverá realizar as duas provas aplicadas pela instituição. A nova data do processo seletivo deverá ser definida ainda hoje, durante reunião da Comissão Permanente de Seleção da Uems. No entanto, a universidade informou que o vestibular será realizado ainda em dezembro.

Já a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) descartou a possibilidade de alteração da data do vestibular de verão, marcado para o dia 10 de janeiro, em virtude do atraso na aplicação das provas do Enem. A universidade alega que não há necessidade em alterar a data do vestibular, já que a UFGD utilizará as notas do Enem apenas para o preenchimento das vagas remanescentes do vestibular. Essas vagas deverão ser disponibilizadas apenas em fevereiro, data em que o Ministério da Educação já terá divulgado o resultado do Enem.

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) também informou ontem que não irá mudar a data do vestibular de verão, marcado para o dia 11 de dezembro. Neste ano, a UFMS usará as notas das provas do Enem como resultado da primeira fase do vestibular e para preencher as vagas remanescentes do vestibular de verão 2010. A partir do próximo ano, o Enem passa a ser a única forma de ingresso na instituição. Outras 52 instituições federais no país vão usar o exame como fase única como sistema de seleção unificada.
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");