MS Noticias | 6 de outubro de 2009 - 14:37

Delegacia Virtual atende de 1,2 mil pessoas em setembro

Para fazer o registro de boletins de ocorrência nem sempre é necessário que o cidadão se dirija até uma delegacia de polícia. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Civil, disponibiliza a Delegacia Virtual (Devir), que somente durante o mês de setembro já realizou 1.245 atendimentos. Na Devir é possível informar à polícia sobre furtos, extravios de objetos e documentos ou pessoas desaparecidas – mesmo procedimento também disponível nas delegacias convencionais.

De acordo com balanço de setembro, a maior demanda de procura pela Devir é para o registro de extravios. Foram 1.184 no último mês – índice bastante acima dos casos de furtos registrados através do site, que indicou 54 casos. Boletins de desaparecimento de pessoas foram sete neste nono mês do ano.

A população pode acessar a Devir através do site www.pc.ms.gov.br/dv. Os boletins registrados pela Devir têm a mesma validade jurídica de um registro feito em uma delegacia comum. O processo de registro é rápido, podendo ser efetuado em cerca de cinco minutos.

Apenas quatro passos são necessários para a efetuação do B.O digital: primeiro é necessário fazer o preenchimento de um formulário disponível no sistema. Depois disso, um pedido de confirmação é enviado para o e-mail indicado, lá o usuário vai encontrar um link para clicar ter o pedido do registro validado.

O registro de Boletim de Ocorrência para furtos simples e extravio é feito em quatro passos, com o preenchimento de informações em formulário que o próprio sistema disponibiliza – é importante preencher todos os dados para não receber recusa do sistema. Terminada essa etapa, um pedido de confirmação é enviado automaticamente para o e-mail fornecido pelo usuário. É preciso abrir essa mensagem e clicar no local indicado para ter o pedido de B.O validado.

Após validado, o pedido de boletim de ocorrência passa a ser analisado pelo agente de plantão. O contato com o denunciante é feito em, no máximo, 30 minutos por meio de e-mail ou telefone, caso haja a necessidade de complemento de dados.