Folha Online | 6 de outubro de 2009 - 07:58

Governo libera R$ 2,1 bi para ações de prevenção e combate à gripe

O presidente da República em exercício, José Alencar, editou nesta segunda-feira uma medida provisória liberando cerca de R$ 2,1 bilhões para as ações do Ministério da Saúde de prevenção e combate à influenza A (H1N1) --gripe suína.

De acordo com boletim do ministério, do dia 16 de setembro, o número de casos graves da doença caiu, mas o país tem a quinta taxa de mortalidade entre os 15 países com o maior número absoluto de mortes.

Pandemia

A gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1), já infectou 343.298 pessoas no mundo todo e matou ao menos 4.108, segundo a OMS, em seu balanço semanal sobre a doença que se tornou a primeira pandemia do século 21.

Os dados correspondem aos casos contabilizados até 27 de setembro passado. A agência da ONU destacou ainda que os números dizem respeito aos diagnósticos confirmados em laboratório, motivo pelo qual o total de casos pode ser maior.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

O tratamento precoce com os antivirais Tamiflu ou Relenza pode ajudar a reduzir a gravidade e a duração da infecção, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).