Fátima News | 5 de outubro de 2009 - 06:05

Curso treina estudantes para reconhecer peixes do Pantanal

Em uma manhã, a estagiária de recursos pesqueiros na Embrapa Pantanal, Isabelle Mônaco, aluna de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), teve a chance de aprender novas técnicas para reconhecer e diferenciar as espécies de peixes que habitam os rios do Pantanal.

O curso ‘Introdução e treinamento para identificação de peixes do Pantanal’, realizado pelo pesquisador da Unidade especializado em recursos pesqueiros, Agostinho Catella, aconteceu na quinta-feira (1º). O treinamento teve a participação de estagiários e bolsistas que atuam na Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Com explicações teóricas e exercícios práticos, por meio da observação de exemplares da coleção de peixes da Unidade, Agostinho demonstrou de forma participativa as técnicas de aferição para identificar espécies de peixes.

A principal técnica ensinada foi a chave de identificação de espécies. Por meio da listagem de características como formação e proporção de dimensões, usando como base a publicação ‘Peixes do Pantanal’, atualizada em 2007, é possível distinguir e identificar as diferentes espécies dos peixes observados.

“Esses mecanismos de aferição são muito úteis para alunos de ciências biológicas e pesquisadores que atuam no Pantanal, pois existem 270 espécies de peixes nesse bioma”, afirma Agostinho.

“Para mim, que pretendo continuar trabalhando na área, foi uma excelente oportunidade de aprendizado, com uma ferramenta que será muito útil na minha vivência acadêmica e profissional”, disse Isabelle.