Mídia Max | 5 de outubro de 2009 - 14:31

Só Moka e Valter disputarão prévias no PMDB

Esgotado o prazo para a inscrição de candidatos à vaga ao Senado pelo PMDB, só dois nomes se apresentaram para concorrer às eleições diretas marcadas para 7 de março de 2010: o senador Valter Pereira e o deputado federal Waldemir Moka.

Havia a expectativa de que prefeitos do PMDB como Nelsinho Trad (Campo Grande) e Simone Tebet (Três Lagoas), nomes cotados para o Senado, se inscrevessem, mas tal possibilidade ficou superada com o encerramento do prazo na sexta-feira passada às 19 horas.

Nesta manhã, provavelmente ignorando a data final para a inscrição, Nelsinho Trad chegou a mencionar que continuava à disposição do partido para disputar o Senado. Reafirmou que concorreria se sua candidatura fosse necessária para ajudar o governador André Puccinelli (PMDB) se reeleger.

Tanto Nelsinho quanto Simone foram pré-lançados ao Senado pelo governador. Ele chegou a sugerir Simone como uma terceira via feminina na disputa entre Valter e Moka.

 

Agora, os dois nomes inscritos se preparam internamente para as prévias. Os dois percorrem o Estado em busca de votos dos peemedebistas.

Esacheu Nascimento que está no comando do PMDB desde o dia 25 de setembro quando o presidente do partido Waldemir Moka e o vice Valter Pereira se afastaram informa que mais de 40 mil filiados devem votar nas prévias.

Moka começou a peregrinação antes de Valter e já teria, segundo informações, visitado todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Ele faz questão de divulgar à mídia os apoios que vai angariando na caminhado.

Já Valter tem postura mais discreta. Porém, afirma estar confiante de que pode derrotar o deputado federal, Ambos são históricos no PMDB.

Em 2010, estarão abertas duas vagas ao Senado a de Delcídio do Amaral e a de Ramez Tebet, ocupada hoje pelo suplente Valter Pereira. Mas, o governador André Puccinelli quer reservar uma das vagas em sua chapa para algum partido aliado, daí a necessidade do PMDB indicar um único nome.

Porém, Esacheu esclarece que já está acertado no PMDB que, na hipótese, dos aliados não indicarem o candidato, o partido lançará o primeiro e o segundo colocado nas prévias. Assim, Valter e Moka estariam garantidos na disputa ao Senado em 2010.

O PMDB já pediu ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul as urnas eletrônicas emprestadas para agilizar a apuração dos votos dos filiados. O órgão ainda não deu resposta.