Folha Online | 5 de outubro de 2009 - 13:51

Itália surpreende e elimina Espanha, melhor time da 1ª fase do Mundial

Após passar para as oitavas de final do Mundial sub-20 apenas na terceira colocação de sua chave, a Itália surpreendeu nesta segunda-feira a melhor equipe da primeira fase da competição e derrotou a Espanha por 3 a 1, no Cairo, Egito.

A equipe espanhola foi a única que passou pela fase de grupos com 100% de aproveitamento. Além disto, entrou no mata-mata com os melhores ataque e defesa do torneio --ainda não havia sofrido gol.

A partida desta segunda começou a ganhar "cara" italiana aos 28min do primeiro, quando o zagueiro espanhol Alberto Botía, do Sporting Gijón, foi expulso.

Com um jogador a mais em campo, a Itália conseguiu fazer o goleiro Sergio Asenjo, do Atlético de Madrid, ser vazado pela primeira vez com um gol de Mattia Mustacchio, do Ancona, aos 10min da segunda etapa. Pouco depois, Andrea Mazzarani, que defende o Crotone, ampliou o placar.

A Espanha ainda esboçou uma reação. Cobrando pênalti, Aaron Níguez diminuiu aos 21min. O meia-atacante do Celta teve a oportunidade de empatar em outro pênalti, que acabou sendo defendido pelo goleiro Vincenzo Fiorillo, da Sampdoria.

O terceiro gol italiano saiu aos 42min. Mustacchio marcou pela segunda vez na partida e selou a classificação da Itália, que pega o vencedor do confronto entre República Tcheca e Hungria nas quartas de final.