9 de novembro de 2004 - 10:24

Jornalista lança segunda edição de livro sobre o Estado

Está pronta a segunda edição, revista e atualizada, do livro “Mato Grosso do Sul”, do jornalista Paulo Renato Coelho Netto. A obra teve a primeira edição esgotada apenas cinco meses após a publicação, em dezembro de 2002. O patrocínio é da Secretaria de Estado de Cultura, através do Fundo de Investimentos Culturais (FIC).

“De 2002 para cá muita coisa mudou no Estado como, por exemplo, a conclusão da ponte que liga Mato Grosso do Sul a Minas Gerais, em Paranaíba. Quando publiquei a primeira edição os trabalhos nessa ponte, que recebia recursos federais, estavam paralisados”, conta o Paulo Renato.

Para escrever “Mato Grosso do Sul” o jornalista percorreu sozinho mais de doze mil quilômetros pelo Estado, fotografando e pesquisando sobre turismo, cultura, geografia, meio ambiente, ecologia, história e perspectivas econômicas.

Os trabalhos tiveram início em março de 2001. O livro é bilíngüe - português e inglês - e ilustrado com 27 fotografias coloridas. Possui 120 páginas. O objetivo da obra é lançar um olhar crítico, realista, sobre Mato Grosso do Sul. “Escrevo, por exemplo, sobre as potencialidades turísticas daqui mas coloco, também, que na grande maioria dos casos, a falta de infra-estrutura, treinamento, organização e mão-de-obra qualificada são os principais fatores que emperram o desenvolvimento”, diz.

A segunda edição, revista e atualizada, aborda 19 cidades, o Forte Coimbra, a fauna e a flora do pantanal. Fala também sobre o contrabando de animais silvestres e o Aqüífero Guarani, o maior lençol de água doce da América Latina, que se encontra em grande parte do subsolo sul-mato-grossense.

As cidades retratadas são Aquidauana, Aparecida do Taboado, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Costa Rica, Dourados, Jardim, Maracaju, Miranda, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante e Três Lagoas.

Feira em Porto Alegre – O livro “Mato Grosso do Sul” foi uma das obras selecionadas pela Secretaria de Estado de Cultura para representar o Estado na Feira Internacional do Livro de Porto Alegre. É a primeira vez Mato Grosso do Sul participa da Feira do Livro de Porto Alegre, que está acontecendo entre os dias 29 de outubro e 15 de novembro na Praça da Alfândega, na capital gaúcha.

Serviço – O livro está sendo comercializado a R$ 20,00 nas livrarias Lê, no Shopping Campo Grande e livraria Dom Quixote, na 25 de Dezembro, centro, ao lado do Fórum.
 
 
Agência Popular