9 de novembro de 2004 - 10:13

Projeto leva cultura brasileira para França com 400 eventos

O Ano do Brasil na França contará com uma programação com 400 eventos entre março e dezembro de 2005, incluindo shows, peças de teatro, exposições de fotografia e pintura, simpósios de literatura, debates e mostras de gastronomia.

O anúncio foi feito ontem em São Paulo pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, pelo embaixador da França no Brasil, Jean de Gliniasty, e o presidente do comissariado brasileiro, André Midani.

Com um orçamento de US$ 20 milhões, o projeto "Brésil, Brésis" ("Brasil, Brasis") será financiado pelos governos brasileiro e francês e pela iniciativa privada.

O Brasil será o 15º país convidado pelo governo francês para expor sua cultura. Os últimos países homenageados pela iniciativa francesa foram a China, em 2003, e a Polônia, neste ano.

Gil anunciou também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi chamado a participar das comemorações da Revolução Francesa, em 14 de julho.

O evento é promovido pela Agência de Promoções de Exportações do Brasil (Apex), em parceria com sua correspondente francesa, a UBI France.

Na programação constam shows de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Marcelo D2 e Maria Rita, apresentações de trios elétricos em Paris, Nice e Cannes e a exibição da peça "Os Sertões", dirigida por José Celso Martinez Corrêa.

A literatura popular e a pintura também terão espaço na França, com o 1º Congresso Internacional de Literatura de Cordel e uma mostra no Louvre com telas feitas por Franz Post no Brasil do século 18.