Notícias.MS | 2 de outubro de 2009 - 17:20

Dourados sedia Fórum Regional sobre Drogas

Hoje (2), às 19h, Dourados recebe o segundo dos cinco Fóruns Regionais de Políticas Públicas sobre Drogas, promovidos pelo Conselho Estadual Antidrogas (Cead). “A intenção é discutir propostas para a formação e formatação para a política pública estadual antidrogas”, explica o presidente do Cead, Sérgio Harfouche.

          De acordo com Harfouche, no total, serão realizados cinco Fóruns Regionais de Políticas Públicas sobre Drogas nos municípios do interior, divididos por regiões: Amambai, Dourados, São Gabriel do Oeste, Bonito e Três Lagoas. O Fórum Estadual acontece em Campo Grande. O público alvo, conforme o presidente do Cead, é formado por pessoas que lidam com a prevenção, tratamento e repressão a drogas, principalmente policiais militares e civis.

         Harfouche destaca a importância da participação da sociedade nos encontros e lembra que Mato Grosso do Sul é o terceiro estado do País a realizar esse trabalho.  “O evento é aberto a todos e precisamos da participação para que possamos debater a questão das drogas”, afirma ele. O presidente do Cead destaca que um dos pontos discutidos é que a responsabilidade deve também ser compartilhada pelo usuário de drogas. “É preciso incluir o usuário, que precisa ter consciência da necessidade de se tratar”, analisa.

O primeiro Fórum Regional aconteceu em Amambai, com a participação de 16 municípios da região: Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru. Outro objetivo dos encontros é incentivar a criação de mais conselhos nos municípios.

        Em Dourados, pólo da região leste e da grande Dourados, a abertura do fórum está marcada para amanhã, às 19 horas, na Câmara Municipal.