9 de novembro de 2004 - 07:31

Produção será igual a de 2003; 42% dos 132 mil hectares

O município de Itaporã deverá manter sua área plantada nesta safra de verão. Segundo Otavio Vieira de Melo, engenheiro agrônomo e gerente municipal de Desenvolvimento Econômico, as 1.270 propriedades do município deverão plantar juntas 52 mil hectares de soja e 4,8 mil de arroz irrigado. Deste total, cerca de 40% já foram plantados.
Otávio disse que o município não tem mais como expandir sua produção, em virtude da área limitada do município, que totaliza 132 mil hectares, “mas como nossas terras são de excelente qualidade, estamos trabalhando para o aumento da produtividade”, reiterou. Ano passado, mesmo com a estiagem, produtividade média ficou em 50 sacas por hectares, “este ano, se o tempo continuar bom conseguiremos uma média de 55 hectares”, disse Otávio, que destacou que o município tem qualidade em armazenamento e as estradas estão boas, facilitando o escoamento da produção.
Das 1.270 propriedades de Itaporã, 840 tem área menor a 50 hectares, 270 de 50 hectares a 500 hectares e 160 acima de 500 hectares.
DIVERSIFICAÇÃO
Hoje Itaporã vem investindo na diversificação rural. No município são visíveis os avanços nas áreas de suinocultura e avicultura. Também com a implantação de um frigorífico de filetagem de peixes, os produtores estão começando a se interessar por esta atividade. Também estão sendo feitos esforços para que o projeto de fruticultura implantado no distrito de Santa Terezinha inicie o mais rápido possível.
LEITE
Outro setor que vem se organizando bastante nos últimos anos é o leiteiro. O ponto alto foi à criação e o respectivo funcionamento de uma unidade de pasteurização, instalada na rodovia MS-156. Para breve a cooperativa vai produzir queijo mussarela, iogurte e bebida láctea. “Essa é a saída, como não temos como expandir em termos de área, temos que ampliar as fontes de renda com a diversificação das atividades no campo”, alerta Otávio, que ainda afirmou que o município e órgãos ligados ao setor rural têm procurado dar todo respaldo para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo. Itaporã tem atualmente quatro distritos, portanto, grande parte de seus 20 mil moradores residem na zona rural.
A agência do Banco do Brasil de Itaporã está liberando os recursos para o plantio da safra, dos quais referentes aos programas Pronaf e Proger para 4 mil hectares e custeio para 23 mil hectares para áreas maiores.
 
 
Diário MS