8 de novembro de 2004 - 10:01

Fidel Castro aparece em cadeira de rodas na TV

Os cubanos viram o presidente Fidel Castro em uma cadeira de rodas no domingo, em imagens televisionadas que mostraram o líder cubano descansado.

Fidel trincou seu joelho esquerdo e fraturou o braço direito depois de uma queda em 20 de outubro.

As imagens mostraram Fidel no meio de uma reunião com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, no sábado à noite, sentado em uma cadeira de rodas, com sua perna engessada e estendida e seu braço em uma tipóia.

Desde seu acidente, o dirigente cubano de 78 anos só havia aparecido uma vez na televisão, quando se levantava após o tombo.

Chávez, que conversou com Fidel sobre o resultado da reunião do Grupo do Rio, foi o primeiro líder estrangeiro a visitar o presidente cubano depois do acidente.

"O camarada Fidel resumiu a reunião dizendo que foi a melhor noite que ele passou desde o acidente", disse Chávez a um repórter de uma TV cubana.

O populista Chávez é o aliado mais próximo de Fidel na América Latina. A amizade entre os dois dirigentes incomoda o governo norte-americano. Os EUA temem que Chávez introduza na Venezuela um regime ao estilo cubano. A Venezuela é o quinto maior exportador de petróleo do mundo.

 

 

Terra Redação